
Ter a possibilidade de conviver com pessoas que tenham muitas histórias para compartilhar, principalmente, quando são nossos avós, é muito gratificante. Com o passar dos anos, é natural termos horas de diálogos para aproveitar cada segundo de suas companhias, no entanto, é preciso considerar que eles estão passando pelo processo de envelhecimento e necessitam de cuidados redobrados. Nesse momento da vida, ocorrem muitas transformações no corpo: os músculos enfraquecem, os ossos ficam mais sensíveis, os reflexos e o raciocínio lógico mais lentos e até mesmo o equilíbrio é mais difícil de manter.
Mesmo com exercícios físicos frequentes, os idosos necessitam de cautela e segurança. Por isso, é necessário que a prevenção venha em primeiro lugar, procurando evitar acidentes, inclusive dentro da própria casa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de um terço da população acima dos 65 anos sofre, pelo menos, uma queda ao ano. A partir dessa perspectiva, selecionamos algumas dicas para deixar os idosos mais confortáveis dentro de casa e sem correr riscos. Confira:
- Invista na iluminação completa do ambiente
Uma das tradicionais mudanças no corpo do idoso é a visão debilitada. Portanto, é necessário investir na iluminação da casa, principalmente, nos cômodos mais usados durante a noite, como o trajeto do quarto ao banheiro, por exemplo. Além disso, o ideal é instalar luzes de baixa intensidade nos rodapés e manter os interruptores em lugares bem visíveis.
- Evite objetos espalhados pela casa
A decoração da casa, mesmo trazendo beleza e identidade, carrega muitos desafios para os idosos. Para evitar tropeços e quedas, é de suma importância retirar pequenos objetos do ambiente, como banquetas, bichos de pelúcias e livros do chão e até mesmo os tapetes.
- Cuidado com os banheiros
O banheiro é o principal cenário para acidentes na terceira idade. A maioria das quedas que ocorre é devido ao vapor do banho, à espuma e ao trilho do box. Por isso, é importante adotar algumas mudanças como a substituição da porta do box por uma cortina para eliminar o degrau do trilho, a instalação de antiderrapantes e de barras próximas ao chuveiro e ao vaso sanitário.
- Tente fixar os móveis em lugares confortáveis
Em busca de trazer mais conforto para a vida dos idosos, é recomendável os móveis permanecerem em lugares com altura acessível. As camas, por exemplo, devem estar posicionadas de maneira que fique fácil para o idoso deitar ou levantar. Outra possibilidade para adaptar seus cômodos é escolher móveis com pontas arredondadas, a fim de evitar perfurações. Caso já tenha adquirido mobiliário ou objetos pontiagudos, anteriormente, você pode comprar proteções de silicone por precaução.
- Instale barras de apoio nas paredes
Além de trazer mais segurança para o idoso, as barras de apoio espalhadas pela casa oferecem sensações de autonomia. Elas proporcionam mais firmeza para o corpo e facilitam a locomoção dos residentes mais velhos.
- Preocupe-se com as escadas e desníveis
Para que o idoso não se submeta a tantos desafios para subir escadas, é necessário instalar rampas de acesso ou corrimãos. E no caso dos pisos serem escorregadios, você pode aplicar versões antiderrapantes, emborrachadas ou de porcelanato e cerâmica.
- Utilize a tecnologia para monitorar o idoso mesmo de longe
Existem diversos equipamentos tecnológicos que contribuem para o bem-estar dos idosos. Os sistemas de alarme, por exemplo, monitoram 24 horas por dia com um botão de emergência (SOS), que é acionado em situações graves. Assim que a pessoa solicita ajuda, a chamada é encaminhada à central de monitoramento, na qual os profissionais se comunicam em tempo real para solucionar o problema.
Fontes: Media-Lab – Estadão, Portal Minha Vida e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia