
Para muitas pessoas, deixar o sedentarismo pode ser um grande desafio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 46% da população brasileira não têm o hábito de praticar atividades físicas. Com isso, a probabilidade de contraírem, futuramente, doenças cardiovasculares ou crônicas não transmissíveis, como a diabetes, por exemplo, é enorme. Nesse contexto, a prática de exercícios físicos em família pode ser uma excelente estratégia para colocar mais movimento no dia a dia de todos.
Além de ajudar a combater muitas doenças, as atividades físicas também liberam a produção de serotonina, um dos hormônios responsáveis por gerar bem-estar, assim, a prática pode melhorar, inclusive, a convivência familiar, já que alivia o estresse e reduz a ansiedade. Como incentivo para todos participarem, o ideal é unir atividade física e brincadeiras, levando em consideração que as crianças não são fãs de exercícios padronizados e sistemáticos.
Veja a seguir algumas dicas que podem tornar esse momento bem divertido e prazeroso:
- Dance e traga benefícios para o corpo e a mente
Coloque uma música e comece a se mexer no ritmo do som. Para o corpo, a dança é responsável por melhorar o alinhamento da coluna, por meio da necessidade de mantê-la ereta durante as movimentações. Outros benefícios que a dança também promove são o equilíbrio e o fortalecimento da memória.
- Volte às brincadeiras da infância com tarefas simples
Para que as crianças gostem do hábito dos exercícios e diminuam o tempo em eletrônicos, incentive as brincadeiras tradicionais de infância, como jogar bola, pique-esconde e pula-elástico, por exemplo. Além de animar os pequeninos, esses movimentos queimam calorias e ajudam na respiração.
- Faça exercícios aeróbicos para aumentar a resistência física
Caminhar ou pedalar fazem parte do deslocamento natural do corpo humano, ou seja, não possuem desafios exorbitantes para realizá-los. Alguns dos benefícios são: aumento da resistência física, melhora na circulação e o funcionamento adequado do pulmão e do coração.
- Troque elevadores por escadas
Uma das melhores estratégias para não cair no sedentarismo é incluir mais movimentos durante a rotina. Para as famílias que moram em condomínios, utilizar as escadas é uma ótima opção para todos manterem a qualidade de vida e hábitos saudáveis.
Fontes: G1 – Eu Atleta, Minha Vida e Correio Braziliense