Avós deseducam? Como evitar conflitos na educação das crianças

            Viver próximo da família pode trazer muitas alegrias e benefícios até mesmo para a saúde, mas, também, é preciso uma boa dose de sabedoria para evitar ou resolver conflitos, principalmente, em relação à educação dos filhos.  Para muitas famílias, o ditado “pais educam e avós deseducam” reflete o cotidiano, causando sérios desentendimentos.

            De acordo com uma pesquisa norte-americana, quase metade dos pais relatou desentendimentos com um ou mais avós sobre a educação dos filhos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Infantil do CS Mott Children’s Hospital, em Michigan Medicine, os conflitos, muitas vezes, são tão graves que um em cada sete pais chega a limitar o tempo em que seus filhos veem os avós.   

            Os motivos mais comuns dos desentendimentos entre os pais e os avós na educação dos filhos estão relacionados à disciplina, refeições e tempo de TV/celular. Para os pesquisadores, algumas divergências são resultados da diferença de gerações, mas podem ser contornáveis, afinal, a boa e pacífica convivência familiar é muito saudável para todos.  

            Apesar de não existir um manual, algumas dicas podem ser valiosas para evitar os conflitos entre pais, filhos e netos. Veja abaixo como trocar os tempos de guerra pela paz:

  • Evite radicalismos e busque a conciliação. Se os pais não querem que o filho coma doces, mas um dos avós insiste em oferecer um bolo de sobremesa para o netinho, é possível propor a substituição do açúcar branco pelo mascavo, por exemplo.
  • Sempre se deve deixar claro que a responsabilidade pela educação dos filhos é dos pais e não dos avós. No entanto, as crianças também devem respeitá-los e obedecê-los.
  • A educação dos netos deve ser discutida entre os avós e os pais sempre longe da criança. Não é aconselhável ter uma atitude de desautorizar algum dos avós na frente dos filhos.
  • Em caso de conflitos com algum dos avós, converse sempre com seu companheiro(a). Casais que possuem uma boa comunicação, com cooperação e apoio, tendem a ter um relacionamento melhor com os avós também.

Fontes: Revista Crescer e UOL.

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.