
Ter uma relação equilibrada com o dinheiro é um dos aprendizados mais importantes para uma vida adulta tranquila e feliz. No entanto, para desenvolver hábitos saudáveis com as finanças, sem se prender em endividamentos e atitudes indisciplinadas, é fundamental que a educação financeira comece desde cedo, ainda na infância.
Para isso, os pais ou responsáveis têm um papel essencial na formação dos pequenos. Ao contrário do que muitos pensam, dinheiro também deve ser assunto de criança, pois ao ensinar as bases de uma relação consciente com as finanças será muito mais fácil para os filhos administrarem o orçamento no futuro.
Diante disso, seguem algumas estratégias para abordar a educação financeira infantil de forma natural e prática. Veja as dicas:
- Explique de onde vem o dinheiro
O dinheiro não pode ser um tabu, deve ser um assunto natural na família. É muito importante que as crianças saibam, desde cedo, que o dinheiro é resultado de trabalho e esforço honesto e não cai do céu.
- Mostre como as contas da casa são organizadas
Ensine as crianças como é realizado o orçamento familiar: quais as despesas fixas, como água, energia elétrica, internet e as variáveis como alimentação, vestuário, lazer. Explique também os cortes que são necessários fazer para manter as finanças em ordem sem se endividar.
- Defina uma mesada para os filhos
O valor pode ser semanal ou mensal e de acordo com a idade e os gastos da criança. É recomendável que o valor esteja atrelado à realização de algumas obrigações, como ajudar nas tarefas domésticas e tirar boas notas na escola, por exemplo. Também é indicado incentivar a criança a poupar uma parte da mesada em um cofrinho (o famoso “porquinho”) para um objetivo, como um brinquedo especial ou uma viagem.
- Deixe o dinheiro de alguns passeios em família para a criança gerenciar
Em um passeio no zoológico, por exemplo, ou no shopping center, deixe uma quantia previamente estipulada para a criança decidir como usar e definir as prioridades. Assim, elas terão mais consciência sobre os gastos e o valor do dinheiro.
- Presenteie as crianças com jogos sobre finanças
Aprender brincando sempre é uma boa pedida. Para isso, existem muitos jogos divertidos que estimulam o aprendizado na vida financeira. Alguns exemplos são: Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Jogo da Mesada.
Fontes: Serasa ensina e Gustavo Cerbasi.