
Os benefícios de ter um animalzinho de estimação são inúmeros, desde reduzir o estresse, até ajudar na superação de doenças como depressão. No entanto, ter um pet exige bastante responsabilidade e cuidados constantes. Manter seu amigo de quatro patas sempre limpinho, cheiroso e saudável nem sempre é uma tarefa fácil.
Muitas pessoas até gostariam de ter um cãozinho, mas se incomodam com o mau cheiro que pode vir dele. No entanto, nem todos sabem que é possível combater esses odores com práticas simples, realizadas em casa mesmo, que além de deixar seu pet mais cheiroso também o deixarão mais saudável e feliz.
Acompanhe as dicas a seguir:
- Escolha os produtos adequados para o banho do seu pet
Mesmo em casa é possível dar um banho de qualidade no seu animalzinho, seguindo algumas orientações básicas. A primeira delas é escolher o shampoo adequado para o seu cão. Se ele estiver saudável, sem pulgas e carrapatos, a escolha pode ser feita pela fragrância ou pelo objetivo desejado, como dar brilho ou para pelos escuros, por exemplo. Também é recomendado usar um condicionador específico para pets, que ajuda a desembaraçar os pelos.
Nunca lave seu cão com shampoos ou condicionadores de uso humano, nem com sabonetes ou detergentes. Esses produtos podem causar alergia e problemas de saúde em seu pet.
- Tenha cuidado especial para lavar algumas áreas
Na hora do banho, dê uma atenção especial na limpeza de algumas áreas onde parasitas costumar ficar, como pescoço, axilas, virilha, entre os dedos das patas e região genital. Depois de lavar, enxague bem e se sentir necessidade, repita a operação.
Para o banho, escolha um local seguro, onde o pet não corra o risco de escorregar e se machucar. Proteja, também, os ouvidos do seu cão para não entrar água.
- Seque bem o seu pet
Seque bem o seu animal, esfregando a toalha nos dois sentidos do pelo, da cabeça até a cauda. Também é recomendado usar o secador em uma temperatura morna para terminar o processo. Se o seu cão tiver pelos longos, é recomendado passar a escova durante a secagem para desembaraçar os pelos.
- Escove os dentes do seu animalzinho
Poucas pessoas sabem, mas seu cãozinho também precisa escovar os dentes e se isso não acontecer, uma das consequências pode ser o mau-hálito. Porém, para isso é importante comprar uma escova e um creme dental desenvolvido para eles. Não é preciso escovar diariamente (se o seu cão não apresentar problemas de saúde), mas é bom manter uma frequência regular. Na dúvida, pergunte ao seu veterinário de confiança.
- Limpe sempre as patinhas do seu cão
Você sabia que o cachorro também pode ter chulé? Sim, e para evitar isso, é preciso caprichar na limpeza das patinhas, deixando-as sempre secas. Após cada passeio também é indicado limpar as patas por completo, em cima, embaixo e entre os dedos. A limpeza pode ser feita com lenços umedecidos, mas sem álcool e perfume, ou também é indicado lavar e secar as patinhas se a sujeira for maior.
- Use sprays hidratantes para pets
Para evitar o famoso cheiro de cachorro molhado, invista em sprays hidratantes para borrifar nos pelos. Basta aplicar uma pequena quantidade, esfregar e o produto vai secar sozinho. Além de deixar seu pet cheiroso, vai fazer seu pelo ficar mais brilhante e hidratado.
Fontes: Patas da Casa, Crush Pets e Amo Vira-lata.