Top dicas para fazer o melhor churrasco que sua família já provou

Comer um maravilhoso churrasco em casa com a família é um dos programas preferidos de “nove em cada dez brasileiros”. Porém, no momento de escolher quem será o responsável para cuidar da churrasqueira, muita gente foge do assunto, pois na verdade, poucas pessoas sabem como assar bem uma carne.

            Para ajudar nessa missão, listamos as melhores dicas e truques para qualquer pessoa conseguir fazer um churrasco de arrancar elogios.

1 – Fique atento aos cuidados para acender e usar a churrasqueira 

            Primeiro, escolha um carvão de boa qualidade, em seguida, para acendê-lo, utilize um papel higiênico embebido em óleo. Não é recomendado usar álcool, pois além de gerar uma chama alta, que pode provocar queimaduras, as chamas também podem apagar mais rápido.

            Outro ponto importante é acender a churrasqueira cerca de 45 minutos antes de colocar as carnes, só quando o carvão já estiver esbranquiçado. São as brasas e não as chamas que devem assar as carnes.  

2 – Escolha a carne certa para o seu churrasco

            Cada carne exige um cuidado específico e um tempo determinado para assar. As asinhas de frango, por exemplo, precisam ser feitas na prateleira mais alta, pois elas precisam de menos contato com a brasa para não ficarem tostadas por fora e cruas por dentro. Por isso, se não tiver muita experiência, escolha poucas variedades na hora da compra, priorizando a qualidade dos cortes.

3 – Saiba a hora certa de colocar o sal e experimente outros temperos

            O sal grosso é muito usado em todo churrasco, porém, só deve ser usado na carne momentos antes de ir para a churrasqueira. Se o sal ficar em contato com a carne durante muito tempo, o corte perderá a suculência.   

            No caso de usar outros temperos e especiarias, a carne pode ser temperada com antecedência. Tente inovar com ervas como tomilho, alecrim, manjericão ou especiarias como cominho, mostarda em pó, páprica ou até mesmo açúcar mascavo para dar um toque agridoce.

4 – Surpreenda assando legumes e frutas

            Que tal ousar e ir além das carnes, assando frutas como abacaxi com canela, banana ou ainda manga e carambola? Para os vegetais, algumas das opções que vão bem na churrasqueira são berinjela, abobrinha, cenoura, mandioquinha e pimentão.      

5 – Prepare alguns molhos para acompanhar as carnes

            Além do famoso vinagrete, outros molhos também são muito bem-vindos para acompanhar as carnes, como o chimichurri, por exemplo. Veja como  preparar: 

– Pique dois maços de salsinha e uma cabeça de alho;

– Adicione orégano, duas colheres de sopa de molho de tomate, azeite, sal e pimenta a gosto;

– Reserve a mistura por uma hora e depois sirva.

Fontes: UOL e Revista Sabores do Sul

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.