6 dicas de jardinagem para ter plantas lindas e viçosas

Cuidar das plantas, mexer na terra e passar momentos em contato com a natureza, seja em um jardim ou mesmo em um pequeno vaso, fazem parte de uma das atividades mais terapêuticas e relaxantes que existe: a jardinagem. No entanto, assim como em outras práticas, para cultivar plantas lindas e viçosas também há alguns segredinhos importantes.

            Não importa se você é iniciante ou se já tentou se aventurar colocando a mão na terra. Com as dicas a seguir, você verá que não é uma questão de sorte, mas que, com um pouco de tempo e dedicação, é totalmente possível ter suas flores e plantas bonitas e bem cuidadas. Confira e já comece a colocar em prática:

1 – Observe o clima local e conheça o terreno e as plantas que deseja cultivar  

            Literalmente, pesquise o terreno! Observe se o clima onde mora é mais frio ou quente, se o ar costuma ser úmido ou seco; quais as características do solo, se encharca facilmente ou apresenta textura mais firme; e, por fim, considere se as necessidades das plantas que deseja cultivar podem ser atendidas de acordo com as características levantadas. Isso é importante, pois cada planta exige um tipo de cuidado específico (diferentes níveis de água, luz, umidade, nutrientes no solo…).         

2 – Produza o seu próprio adubo orgânico

            Além de economizar, a vantagem de produzir o seu próprio adubo é não depender de nenhum produto químico, o que é muito benéfico para a nossa saúde. Para isso, uma boa dica é guardar cascas e restos de frutas e legumes, e depois batê-los no liquidificador, com o mínimo de água possível. Assim que for batida, a mistura deve ser jogada na terra. Para evitar o aparecimento de moscas e mosquitos, é recomendado cobrir a área com folhas secas ou palhas vegetais.

3 – Guarde as borras de café para o solo

            Outra forma econômica e prática de adubar o solo é guardar as borras de café que ficam no filtro e misturá-las à terra. Segundo os especialistas, o uso desses resíduos traz diversos benefícios ao solo, como manter a permeabilidade, a drenagem e também ajudar no desenvolvimento de microrganismos benéficos às plantas.

4 – Use alho como inseticida natural

            E continuando na cozinha, com os benefícios dos cuidados orgânicos, não podemos esquecer do alho, que pode virar um potente inseticida. Para isso, triture um dente de alho, dilua em duas xícaras (chá) de água e deixe descansar por 24h. Depois, filtre a mistura, adicione mais 12 xícaras (chá) de água, e está pronto. Além evitar alguns insetos, o cheiro do alho também funciona como um inseticida preventivo, repelindo-os.

5 – Cultive plantas mais resistentes

            Se você é inexperiente nesse assunto de jardinagem, provavelmente, deve ter medo de tentar cultivar uma plantinha e ela morrer. Para vencer esse receio, procure por plantas que não exigem tantos cuidados e que sejam mais resistentes, como os cactos, suculentas, lírio da paz e espada-de-são-jorge, por exemplo.  

6 – Utilize uma cobertura de solo

            De acordo com os especialistas, essa é uma das dicas mais importantes para ter plantas lindas e viçosas. A cobertura protege o solo retendo a umidade, impedindo o desenvolvimento de ervas daninhas e também a erosão. As coberturas podem ser de palhas vegetais, cascas de pinus, pedras, gramas cortadas ou folhas mortas. Mesmo em vasos, é aconselhável usar a cobertura para ter plantas lindas e viçosas.

Fontes: Guia de Jardinagem e Casa Abril.

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.