Conheça os benefícios que os animais de estimação trazem à saúde

Quem já se sentiu mais feliz e bem disposto depois que passou a ter um animalzinho de estimação? Se não foi o seu caso, certamente, já conheceu alguém assim. E essa mudança não é coincidência, mas uma constatação científica. De acordo com as pesquisas realizadas por estudiosos da área, os animais de estimação trazem benefícios reais à saúde humana.

Não importa a idade, desde as crianças até os idosos, todos podem se beneficiar pelo convívio com os pets. A presença dos animais é tão importante para a saúde humana que muitos hospitais, como o conceituado Hospital Albert Einstein, por exemplo, já liberam a entrada dos pets para visitar os pacientes.

Confira agora os principais benefícios que esses leais companheiros podem trazer a sua saúde:

1 – Reduz o estresse  

Os estudos demonstram que o contato do ser humano com o seu pet, brincando com ele ou o acariciando, faz o organismo liberar hormônios que produzem bem-estar como a ocitocina e a serotonina. A ocitocina é considerada o “hormônio do amor”, geralmente, ligada a grávidas, que gera sensações de felicidade e querer cuidar do outro. A serotonina proporciona sensações ligadas ao prazer.

2 – Faz bem para a saúde do coração

Uma pesquisa realizada na Universidade do Estado de Nova York, nos Estados Unidos, revelou que o grupo de pacientes que teve contato com os animais de estimação se recuperou muito mais rápido do que aquele que não teve. Outra pesquisa americana dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH) mostra que ter um pet ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, fatores que previnem doenças cardiovasculares.     

3 – Reduz o risco de alergias nas crianças e estimula o seu desenvolvimento cerebral  

Ao contrário do que muitos pais pensam, ter um animal em casa pode reduzir o risco das crianças desenvolverem alergias. Isso acontece porque a convivência com os pets faz com que o sistema imunológico das crianças se desenvolva mais forte.

Além disso, a interação da criança com o pet aperfeiçoa as suas habilidades motoras, gerando mais estímulos para o cérebro.

4 – Proporciona mais atividade física

Mesmo no caso das pessoas que têm gatos ou outros bichos que não costumam passear na rua, geralmente, até mesmo as brincadeiras feitas dentro de casa proporcionam uma vida mais ativa com maior gasto calórico. Pequenas mudanças, às vezes, fazem bastante diferença.

5 – Ajuda a combater a depressão  

O amor incondicional de um bichinho e a sua leal companhia reduzem a sensação de tristeza, ansiedade e solidão. Pesquisas indicam que a incidência dos casos de depressão é menor nos idosos que possuem animais de estimação. Muitos médicos recomendam que os aposentados adotem um pet para incentivá-los a ter uma vida mais ativa e um novo propósito para os seus dias.

Fontes: Exame, UOL Viva Bem e Bebê Abril.  

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.