7 conselhos práticos para lidar com adolescentes rebeldes

A adolescência é uma fase importante da vida, em que muitas mudanças físicas, morais e emocionais ocorrem. Esse é um período significativo para a formação das bases da identidade do indivíduo. É nessa fase que os filhos se tornam independentes dos pais e dão início aos seus projetos pessoais, num caminho de emancipação e autonomia.

Nessa fase, os adolescentes questionam mais e obedecem cada vez menos a comandos. É neste contexto que se inicia a maioria dos conflitos entre os adolescentes e as suas famílias. 

Listamos alguns conselhos aos pais para que se conectem com seus filhos e encontrem maneiras saudáveis para se relacionarem com eles.

1 – Estabeleça limites

É necessário que, na convivência familiar, haja uma série de regras a serem respeitadas. Também é importante que o seu filho saiba quais são as consequências de ignorar essas regras.

2 – Invista tempo e energia em educação

Estabelecendo boas maneiras e um contato educado, as chances de controlar a situação aumentam consideravelmente.

3 – Seja firme em decisões importantes

Não tenha hesitação em manter um estilo de vida honesto. Filhos aprendem com exemplos.

4 – Evite comparações

Comparar um filho ou filha com os seus irmãos ou amigos pode prejudicar a sua autoestima e transformá-lo em um adolescente difícil.

5 – Evite pressões desnecessárias

Não devemos pressionar os adolescentes para que cumpram objetivos que nós mesmos não podemos cumprir ou que são importantes apenas para os outros.

6 – Aceitar que os filhos não são perfeitos

Se o filho está errado, ele deve assumir as consequências, embora isso nos cause sofrimento e sintamos o dever de protegê-lo.

7 – Ter sinceridade com eles

As relações familiares são tão hierárquicas que às vezes ignoramos algumas das técnicas mais eficazes para abordar os adolescentes: a verdade.

Fonte: A mente é Maravilhosa (https://amenteemaravilhosa.com.br/)   

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.