Superando os desafios na educação on-line infantil

Os tempos de isolamento social afetaram de maneira radical a rotina dos pequenos – assim como as dois pais, familiares e responsáveis. Com as escolas fechadas, a educação on-line foi a alternativa para não interromper o aprendizado, manter as crianças ativas e evitar perdas na evolução escolar.

No entanto, essa não tem sido uma tarefa fácil. Além de terem de se adequarem a um método totalmente novo, os estudantes precisam atingir os mesmos níveis de concentração e ritmo de aprendizado dentro do ambiente doméstico e, em diversos momentos, de forma independente. A ajuda e o acompanhamento dos pais e familiares, muitas vezes em esquema de trabalho home office, também costuma ser solicitada.

Para facilitar essa empreitada e superar os desafios, listamos algumas dicas.

Para o local da aula

Procure deixar as crianças num local tranquilo e iluminado, sem interferência de ruídos. Se possível, utilizar sempre o mesmo local.

Tempo e rotina de estudos

Manter uma rotina programada para os estudos. Sempre que houver necessidade, dar um intervalo para a criança. Programar os horários em que irão realizar as atividades para casa. Ter também tempo para as brincadeiras. Deixar que a criança se expresse em relação à nova rotina, adaptando o que for possível.

Manutenção da atenção

Se mesmo com os cuidados, a criança tiver dificuldade em manter a atenção e o foco na aula, observar os momentos de maior cansaço e deixar que se levante, vá ao banheiro ou beba uma água, para que, ao retornar, sua atenção esteja novamente focada.

Tempo e rotina da casa

Manter a rotina de alimentação. A hora de dormir e levantar deve ser a mesma de antes. Tirar sempre o pijama. Tentar que seja o mais próximo possível do que era antes da pandemia. Conversar com a criança sobre a rotina dos pais, em caso de home office.

A criança

Não exigir da criança mais do que ela pode dar naquele momento. Tentar compreender que para ela a mudança de rotina também está sendo difícil. Fortalecer a interação com os colegas, de forma remota, durante a aula e em outros momentos. Entender seus sentimentos e suas dificuldades, falar sobre isso com ela na qualidade do que ela faz, não na produtividade.

Dicas gerais

Atividades físicas antes de momentos que requerem atenção ajudam a aumentar o foco. Atividades diárias da casa e pequenas responsabilidades podem ajudar a criança a sentir-se mais segura e útil. Procure controlar o tempo que a criança fica em jogos eletrônicos e celular, incentivar outros tipos de brincadeiras. Não sentir-se culpado por não dar conta de tudo – fazer o que é possível. Nessa rotina, incluir a brincadeira é fundamental. Fonte de informações: www.aventuradeconstruir.org.br

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.