10 dicas para idosos terem um cotidiano melhor

Quem convive com um idoso sabe que lidar com os mais velhos nem sempre é uma tarefa fácil. O avançar da idade provoca uma série de mudanças no organismo da pessoa, tornando-a mais frágil, vulnerável, dependente de outros e, por vezes, um tanto triste ou ranzinza. Mas algumas atitudes simples no dia a dia podem ajudá-los a retomar a motivação e o bom astral.

1 – Tenha empatia

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar da outra, compreendendo emocionalmente aquilo que lhe faz bem ou mal. Tente se colocar no lugar do idoso e aprenda a resolver problemas a partir da perspectiva dele.

2 – Valorize a experiência de vida

Nunca despreze a experiência de vida de um ancião. Peça sempre a opinião da pessoa mais velha, permita que ela ajude e opine.

3 – Tenha paciência

Tolere as ações do idoso, como o hábito de contar histórias repetidas, por exemplo. Procure entender que, numa idade avançada, problemas, como os de memória, são comuns.

4 – Envolva o idoso nas rotinas da casa

Não há mal algum se o mais velho quiser realizar serviços domésticos, desde que estes sejam compatíveis com suas limitações físicas. Valorize a participação do idoso no cotidiano do lar.

5 – Ofereça momentos de lazer

A solidão e a falta de interação social na terceira idade são grandes propulsoras para deixar os idosos tristes ou ranzinzas. Ofereça oportunidades para os idosos se distraírem; planeje uma sessão de filmes com ele, por exemplo.

6 – Promova atividades para a terceira idade

Procure saber se na cidade onde você vive existem atividades físicas voltadas para idosos, como centros recreativos que ofereçam exercícios físicos, tais como: hidroginástica, academia da terceira idade, aulas de dança, alongamento e outras programações.

7 – Trate a pessoa com o respeito

Cuide dos idosos como você gostaria de ser tratado. Coloque-se no lugar dele.

8 – Expresse bons sentimentos por ele(a)

Diga o que sente ao idoso: demonstre seus bons sentimentos por ele. Sorria, fale que o(a) ama e o quanto ele(a) é importante para você.

9 – Ensine coisas novas ao idoso

Que tal apresentar atividades novas ao idoso? A internet pode se tornar um ótimo passatempo para as pessoas mais velhas, seus familiares ou seus cuidadores. Ensine ao idoso como pesquisar por assuntos do seu interesse.

10 – Seja tolerante já!

Quanto mais amor, mais cumplicidade e intimidade pais e filhos tiverem na juventude, maior é a possibilidade de vencer os desafios de cuidar dos pais na velhice. Um coisa é certa: todos nós (ou a maioria de nós) vamos envelhecer e nos tornar dependentes dos filhos, dos netos ou de outras pessoas.

Fonte: Inonni 

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.