7 dicas para economizar nas contas domésticas

A pandemia do Coronavírus afetou o bolso de muitas pessoas. E, como passamos mais tempo em casa, é normal que se observe um aumento nas despesas domésticas com a quarentena.

Pensando nisso, separamos 7 dicas de como economizar nas contas de casa:

  1. Registre todos os seus gastos em uma planilha
    Em primeiro lugar, é preciso saber para onde está indo seu dinheiro. Pra ajudar nesta tarefa, você pode guardar todas as notas do seu cartão e anotar cada despesa em uma planilha de gastos ou escolher uma ferramenta automática.
  2. Corte custos supérfluos e compre só o necessário
    Os gastos desnecessários são as maiores ciladas de uma crise financeira. Portanto, deixe para comprar novas roupas, acessórios e outros artigos não tão essenciais assim no futuro. Antes de cada compra, responda 3 perguntas: Eu preciso disso? Eu tenho dinheiro? Preciso comprar agora? Compre com consciência!
  3. Faça uma lista antes de ir ao supermercado
    Não adianta economizar nos pedidos por delivery se cada ida ao supermercado resulta na compra de produtos prontos e caros. Por isso, uma sugestão é planejar suas receitas para o cardápio da quinzena e organizar uma lista de compras para pelo menos 15 dias. Além de evitar a compra de produtos desnecessários, esse hábito ajuda a reduzir as idas ao mercado.
  4. Aproveite a luz do dia e desligue os aparelhos
    Durante o dia, aproveite a luz do sol, abra as cortinas e evite utilizar luzes artificiais. Para reduzir os gastos com a energia, desligue os eletrodomésticos da tomada ao finalizar o uso.
  5. Coloque mais de um alimento no forno
    Ao utilizar o forno e cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo, além de economizar energia no forno elétrico, pode-se ainda economizar o gás, no caso de fogão à gás.
  6. Desapegue de roupas e móveis velhos
    Livre-se de roupas e móveis antigos. Além de desocupar espaço para receber novos, ainda pode ganhar dinheiro com a venda dos mesmos. Sites como o OLX, o Remobile e o Enjoei são ótimas oportunidades para quem deseja desapegar.
  7. Corte custos desnecessários e invista
    Depois de reduzir os gastos e analisar se no próximo mês terá algum gasto que não teve no mês anterior, como por exemplo, uma consulta médica, uma taxa anual ou manutenção, separe o que sobrar de recurso e invista. Não deixe dinheiro parado na conta, senão acaba gastando.

Referências:
Guia do Bolso
Blog.Rico

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.