5 passos para aumentar a produtividade

Conseguir organizar a agenda de trabalho e ser mais produtivo é um desafio, principalmente em home office. Em casa, por mais que tenhamos disciplina, há muitas distrações. Crianças, pets, vizinhos… qualquer barulho ou interferência acaba mesmo tirando o foco. Se não tiver um objetivo claro e uma agenda organizada, o trabalho pode se perder.

Separamos 5 passos para você ter mais concentração e aumentar a produtividade em casa:

  1. Defina metas de curto e médio prazo
    Traçar metas é fundamental para você atingir seus objetivos de carreira a longo prazo. É importante saber que, sem concretizar as atividades do dia a dia, as metas ficam cada vez mais distantes.
  2. Organize a agenda
    Defina horário para cada atividade, desde ligações e reuniões online até pausas de cinco minutos a cada três horas. Assim, você consegue relaxar e voltar focado e mais produtivo para sua próxima etapa.
  3. Estabeleça prioridades
    Falar não é muito difícil, seja para o chefe, cliente ou parceiro de negócios, mas, em alguns casos, é necessário. Procure não absorver mais do que pode e defina as prioridades do dia para não se perder no trabalho.
  4. Mantenha o foco
    Se você se propôs a realizar uma atividade, não pare até a conclusão. Seja persistente! Vale desligar o celular, fechar o email ou tirar qualquer coisa que possa distrai-lo de cena.
  5. Use a tecnologia a seu favor
    Atualmente, há uma série de ferramentas online, a maioria gratuita, que facilitam a organização, o planejamento e favorece a produtividade. Conheça algumas delas:

Evernote
Muito trabalho exige bastante anotações, não é mesmo? O Evernote as transforma em itens multimídia, possibilitando salvar arquivos de textos, links, notas de áudio, além de criar lembretes e listas.A ferramenta ainda disponibiliza um buscador, de forma que basta digitar uma palavra-chave para encontrar mais facilmente as suas anotações.

Trello
O Trello é ideal para organizar as suas tarefas e informações de maneira intuitiva. Você pode organizar murais com listas e cards, criando uma interface intuitiva para visualizar suas tarefas e organizar as informações correlatas.
Há muitas possibilidades dentro da ferramenta, como definir prazos, disparar notificações, montar cronograma, entre outros.

Google Suite
O Google Suite é o pacote de aplicações em nuvem do Google, voltado para empresas. Diretamente da internet, você tem acesso a editor de texto, planilhas e apresentações, além de um drive compartilhado para armazenar seus arquivos, entre outras funcionalidades. As vantagens do Google Suite são o armazenamento em nuvem, a interface amigável e a facilidade para compartilhar os documentos com a equipe e fazer modificações em tempo real.

Referências:
Exame
Hays

Clube de Vantagens da Família e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.