7 atitudes para espantar a depressão

Em meio à pandemia, os cuidados com a saúde, especialmente mental, precisam ser redobrados. Afinal, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com depressão. Mas a forma como você lida com situações difíceis pode ajudar a evitar esse transtorno.

Aposte nas atitudes abaixo para mandar os sentimentos negativos pra bem longe!

Durma bem

Para lidar com as aflições decorrentes de cenários complicados, como as que estamos vivendo, é necessário manter o corpo e a mente descansados. Por isso, nada melhor que uma boa noite de sono. Sabemos que não é fácil dormir quando nos sentimos angustiados, mas algumas dicas podem ajudá-lo. Perto da hora de se deitar, não ingira alimentos pesados ou bebidas alcoólicas, não beba café e outros chás estimulantes, e desligue computadores e celulares pelo menos 30 minutos antes. Procure também ter um horário regular para dormir e acordar.

Compartilhe emoções

Normalmente, quem está depressivo se afasta das pessoas. Contudo, mesmo que seja difícil, é importante entrar em contato com familiares e amigos próximos, mesmo que virtualmente. Sempre que possível, revele suas angústias aos mais íntimos. Desabafar pode confortá-lo muito nesse momento.

Crie rotina

Manter-se ocupado é essencial para espantar a melancolia. Faça uma lista das atividades que gosta e coloque-as em prática. Cursos, livros, filmes e exercícios físicos – que possam ser executados em casa –, especialmente nessa fase de isolamento social, podem estimular o seu dia. Mas atenção: concentre-se em tarefas possíveis de serem executadas para não se frustrar.

Adote um pet

Você já deve ter ouvido falar que a interação com animais aumenta os níveis de serotonina e causa prazer. Se já tem um animal de estimação, aproveite para abraçá-lo e brinque com ele sempre que puder. Se ainda não tem, fica a dica. Aproveite a quarentena para adotar um pet e ter companhia.

Busque a paz

Uma ótima forma de ficar com a mente calma e serena é praticar meditação e yoga. Se não sabe por onde começar, há diversos canais na internet que oferecem aulas gratuitas. Além de relaxar, essas atividades diminuem a ansiedade, melhoram o sono e ainda ajudam no processo de autoconhecimento.

Resolva já!

Não adie decisões que podem ser tomadas agora. Os problemas existem para serem solucionados. Se está ao seu alcance resolvê-lo, faça-o quanto antes.

Viva o presente

Não se prenda ao passado. Foque no seu momento presente para no futuro ter as melhores recordações.